domingo, 13 de setembro de 2009

Barrichello lidera dobradinha da Brawn e ganha dois pontos de Button

Esta é a 101ª vitória brasileira na F1

RUBENS: VITÓRIA NA ESTRATÉGIA
Reuters
Barrichello correu bem no plano de fazer apenas uma parada venceu mais uma


Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Brawn GP conquistou na Itália a sua quarta dobradinha do ano, mas desta vez a ordem dos pilotos foi diferente. O brasileiro Rubens Barrichello chegou à sua segunda vitória na temporada, e diminuiu de 16 para 14 pontos a vantagem de Jenson Button na liderança do Mundial de Pilotos, faltando quatro provas para o final.
A estratégia dos carros da Brawn de fazer só uma parada deu certo e a dupla superou o pole position Lewis Hamilton, que perdeu a liderança em seu segundo pit stop e ainda rodou na última volta, quando vinha para chegar no pódio, e ficou só em 12º. Räikkönen e Sutil também foram duas vezes aos boxes e terminaram em terceiro e quarto, na ordem.Rubinho no pódium comemora sua terceira vitória em Monza

Assim, a Brawn disparou na classificação do Mundial de Pilotos, repetindo as dobradinhas da Austrália, Espanha e Monaco. Além disso, o vice-líder Barrichello abriu 12 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado do Mundial, Sebastian Vettel, que ficou em oitavo.

"É um ano vencedor para mim. É um ano do qual sempre vou me lembrar. Eu não sabia o que iria acontecer no começo do ano, mas de repente consegui um carro fantástico, em uma equipe que faz um trabalho fantástico, com um ótimo motor. Todo esse esforço, junto com uma estratégia vencedora, está gerando este tipo de resultado", comemorou Rubinho.

Barrichello chegou à sua 11ª vitória na carreira e a terceira em Monza, superando Ayrton Senna em triunfos na pista italiana. O brasileiro tricampeão mundial tinha duas vitórias neste GP.

O piloto da Brawn também encerrou com chave de ouro o fim de semana brasileiro em Monza. O país obteve vitória também na GP2, com Luiz Razia, que comandou a dobradinha do Brasil na Itália, seguido por Lucas Di Grassi.

A Force India também comemorou outro bom fim de semana, embora não contasse com o abandono do estreante Vitantonio Liuzzi, que quebrou o câmbio. Mas ainda assim a equipe pontuou pela segunda prova seguida com Adrian Sutil, quarto colocado e autor da melhor volta da prova, com o tempo de 1min24s739. Já o italiano Giancarlo Fisichella, em sua primeira corrida pela Ferrari, terminou na nona posição.

"É realmente um dos melhores momentos da minha vida".
BARRICHELLO COMEMORA
OUÇA A ENTREVISTA
Na largada, Hamilton manteve a liderança, e Räikkönen assumiu o segundo lugar ultrapassando Sutil. Barrichello ganhou uma posição e seguiu em quarto lugar. Logo na primeira volta, na segunda chicane, o australiano Mark Webber, quarto no Mundial de Pilotos, se perdeu e foi para a brita.

Quem mais perdeu posições nas primeiras voltas foi Kovalainen, que caiu de quarto para oitavo lugar. O finlandês terminou em sexto. Enquanto isso, Barrichello melhorava à medida que o tanque ficava mais vazio, e já aumentava sua vantagem em relação a Button para mais de 3 segundos após 10 voltas completadas.

Após 15 giros, Hamilton foi para os boxes, antes do previsto. Ele adicionou 70 litros, suficiente para mais 20 voltas. No breve pit stop, ele aproveitou para colocar pneus duros. Sutil parou logo depois, seguido por Räikkönen. Rubinho assumia a liderança temporária. Mas, a esta altura, a diferença de Barrichello para Button já diminuía, com o inglês passando a andar mais rápido. Enquanto isso, na 23ª volta, Vitantonio Liuzzi teve problemas de câmbio e abandonou. O italiano vinha bem e tinha chances de pontuar em sua estreia na Force India. Já tinham saído da prova Jaime Alguersuari e Robert Kubica.

Na volta 28, Button parou e perdeu 27 segundos. Um giro depois, Rubens foi para os boxes e foi um pouco mais rápido que o companheiro. O brasileiro voltou em quarto lugar, quatro segundos à frente do inglês e 15 atrás do então líder Hamilton.

Faltando 20 voltas, Hamilton voltou aos boxes. Rubens Barrichello conseguiu passar antes do retorno do inglês à pista, mas Button também seguiu e assumiu a quarta posição. Räikkonen assumia a liderança, seguido por Sutil.

Na volta 38, os dois foram para os boxes, e Barrichello assumiu a liderança, com Button passando logo atrás, em segundo lugar. Assim, foram definidas as posições do pelotão da frente até o final da prova, não fosse a falha do inglês da McLaren na volta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário