sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nove sobreviventes do acidente aéreo na Amazonias são resgatados

FAB divulga nomes de sobreviventes de avião que caiu na Amazônia

Nove sobreviveram, um está desaparecido e outro pode ter morrido.
Aeronave com 11 pessoas havia desaparecido na quinta.

Do G1, em Brasília

Tamanho da letra

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta sexta-feira o nome dos nove sobreviventes do avião que havia desaparecido na região amazônica. A aeronave, que pousou em um rio, levava quatro tripulantes e sete funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Os nove sobreviventes são:

1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga
2° Tenente José Ananias da Silva Pereira
1° Sargento Edmar Simões Lourenço
Sra. Josiléia Vanessa de Almeida
Sra. Maria das Graças Rodrigues Nobre
Sra. Maria das Dores Silva Carvalho
Sra. Marina de Almeida Lima
Sra. Diana Rodrigues Soares
Sr. Marcelo Nápoles de Melo

A FAB havia divulgado anteriormente que uma pessoa está desaparecida e há indícios de uma possível morte entre os 11 que estavam a bordo do avião.

Ainda de acordo com a FAB, a aeronave foi localizada por indígenas da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica, entre as aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari.

Desaparecimento

O avião desaparecido era um Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira. A FAB informou na noite desta quinta-feira (29) que recebeu um sinal de emergência do avião 58 minutos após a decolagem. A aeronave seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM).

Rota da aeronave (Foto: Editoria de Arte/ G1)

De acordo com o professor de aeronáutica Cláudio Roberto Scherer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o C-98 Caravan é usado para transporte, tanto na aviação civil quanto na militar.

"É uma aeronave de turbo-hélice pequena, usada para levar poucas pessoas em trajetos curtos", explica.

O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB e hoje na aviação civil, afirma que a aeronave "não tem muitos recursos". "É um aviãozinho pequeno, monomotor. O problema com o monomotor é que se o motor falha, você não tem outro", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário