sábado, 20 de junho de 2009

Dia D contra a poliomielite, meta é vacinar11,9 mil crianças em Itapipoca

Secretário de Saúde de Itapipoca, Pedro Teixeira no dia D contra a poliomielite

A Secretaria de Saúde de Itapipoca pretende vacinar 11,9 mil crianças nesta primeira etapa, no primeiro dia foram vacinadas 8.590 (71,62%).

Com o tema Não dá pra vacilar. Tem que vacinar, o Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realizaram neste sábado (20), a primeira etapa da vacinação contra a poliomielite.

A meta do Ministério é vacinar 14,7 milhões de crianças em todo Território Nacional, 95% do total da população nesta faixa de idade. No Ceará segundo fonte do Ministério foram vacinadas 59,5% de crianças. Em Itapipoca, conforme nos relatou o secretário Pedro Teixeira à meta é vacinar 11.975 crianças menores de cinco anos e neste primeiro dia foram vacinadas 8.590, atingindo o percentual de 71.62% e para isso foi colocado a disposição da população 43 postos de vacinação espalhados em todo município de Itapipoca. Vale ressaltar que esta campanha se concluirá dia 30/06. Para isso é importante que os pais levem suas crianças em um dos postos de saúde para serem vacinadas.

No dia 22 de agosto será realizada a segunda etapa da campanha, mas os balanços continuarão a ser divulgados durante as próximas semanas.
Os dados divulgados pelo Ministério são com base nas informações enviadas pelas secretarias estaduais de saúde. Em termos percentuais, o Nordeste é a região que mais vacinou neste sábado, com 62,8% das crianças imunizadas, seguida de Sudeste (60,8%), Sul (54,6%), Centro-Oeste (53,7%) e Norte (44,5%).

No balanço por estado, Paraíba aparece em primeiro lugar, com 61,7% das crianças menores de cinco anos vacinadas já neste sábado. Na seqüência aparecem São Paulo (59,5%) e Ceará (59,5%). Os estados que menos vacinaram, em termos proporcionais são Roraima (26,5%), Acre (30,9%) e Distrito Federal (31,5%).
A campanha nacional de vacinação, que tem como slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, recebeu R$ 46 milhões em investimentos do Ministério da Saúde. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participaram da primeira etapa da campanha, com o envolvimento de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de cerca de 40 mil veículos.
A América Latina já recebeu o certificado da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite.

Reportagem e fotos: Eldem Martins

Criança recebendo a gotinha amiga sendo observada pelo secretário Pedro Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário