terça-feira, 16 de junho de 2009

Manifestantes pró e contra Ahmadinejad tomam ruas no Irã

Teerã tem atos a favor e contra o presidente reeleito Ahmadinejad

Oposicionistas reuniram-se apesar do pedido de candidato derrotado.
Oposição contesta a vitória do governo nas eleições de sexta-feira (12).

Do G1, com agências internacionais


Milhares de manifestantes favoráveis e contrários ao presidente reeleito do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fizeram atos de rua separadamente nesta terça-feira (16) no centro da capital, Teerã, segundo imagens exibidas pela TV estatal.

A imprensa estrangeira foi impedida de acompanhar os atos, e não há estimativa oficial do número de participantes.

O candidato derrotado na eleição presidencial do Irã, Mir Hosseim Moussavi, havia pedido a seus seguidores que não comparecessem ao comício, para evitar confronto, mas foi apenas parcialmente atendido. Os oposicionistas tomaram a avenida central da cidade cerca de uma hora depois do ato pró-governo e rumaram para outra praça.

Leia também: Oposição protesta via Twitter

Leia também: Era dos impérios acabou, diz Ahmadinejad

Leia também: Obama não quer parecer estar 'metendo o nariz'

Leia também: Na TV, Obama diz ver 'pouca diferença' entre presidente reeleito e oposicionista

Leia também: Aiatolá apoia recontagem parcial de votos

Saiba o que está em jogo na eleição iraniana

Foto: AFP

Imagem da TV estatal iraniana mostra comício pró-Ahmadinejad nesta terça-feira (16) no centro de Teerã. (Foto: AFP)

Foto: AP

Em imagem retirada de vídeo amador, manifestantes anti-Ahmadinejad marcham pelas ruas de Teerã nesta terça-feira (16). (Foto: AP)

Não há notícias sobre novos confrontos, segundo as TVs locais. Na segunda-feira, sete pessoas morreram em confrontos durante um ato pró-Moussavi. O candidato contesta o resultado oficial e denuncia fraude nas eleições presidenciais da sexta-feira, que garantiram a reeleição do atual presidente.

A televisão estatal iraniana afirmou que os "principais agentes" no tumulto pós-eleição haviam sido presos por posse de explosivos e armas. A emissora, em uma transmissão de urgência, não deu mais detalhes.

Pró-Ahmadinejad

A emissora estatal, controlada pelo líder supremo da Revolução, o aiatolá Ali Khamanei, qualificou a passeata pró-Ahmadinejad de "concentração pela unidade" e assegurou que do ato participaram milhares de pessoas procedentes "de todas as camadas da sociedade".

No entanto, durante a transmissão televisiva apenas foram mostrados planos fechados, que não permitiam saber qual o real tamanho da concentração.

No comício, o ex-líder parlamentar Gholamali Haddadadel arrancou aplausos da multidão ao dizer que Teerã, onde o moderado Moussavi obteve a maioria dos votos, não representava todo o Irã. "Gostaria de dizer ao senhor Moussavi: antes de acontecer a eleição não foi certo as pessoas próximas ao senhor dizerem que, se o senhor. Ahmadinejad fosse vitorioso, teria havido fraude eleitoral."

Leia também: Irã terá bomba nuclear em 2014, diz chefe da inteligência de Israel

Leia mais notícias de Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário