sexta-feira, 19 de junho de 2009

Prefeitura de Itapipoca e Senac lançam Programa de Profissionalização

Edna Pinheiro - Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social de Itapipoca

Segundo a Primeira Dama Edna Pinheiro, “o Programa não possui somente o objetivo de qualificar profissionalmente a mão de obra, mas também de mudar a cultura e postura dos profissionais nas mais variadas áreas, incentivando aprimorar a qualidade no atendimento”.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação de Itapipoca em parceria com o SENAC, lançaram em Itapipoca o Programa Senac de Gratuidade - PSG.

A atividade é resultado de uma parceria entre a Administração Municipal tendo a frente o prefeito de Itapipoca João Ribeiro Barroso e o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que busca promover a inclusão social a partir de investimentos na educação em todo o país.

Em Itapipoca o PSG oferece 154 vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico (Administração, Saúde, Turismo e Hospitalidade) com custo zero e a duração do curso é de quatro meses.

O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.

Segundo a Primeira Dama Edna Pinheiro, “o Programa não possui somente o objetivo de qualificar profissionalmente a mão de obra, mas também de mudar a cultura e postura dos profissionais nas mais variadas áreas, incentivando aprimorar a qualidade no atendimento”. “Queremos criar não só um programa de qualificação, mas um projeto que possa infiltrar na mente da população, dos empresários e profissionais a importância e a necessidade de se investir mais no atendimento, por meio da capacitação do SENAC, que é uma instituição referência em todo o país e com certeza fará o melhor para o aprimoramento desses profissionais” relatou. Edna Pinheiro

Em entrevista o titular da Secretaria de Educação, Geraldo Filho, disse que esta é a primeira vez que o município articula a educação com a qualificação profissional. "Precisamos atender uma demanda crescente da comunidade, que é a de preparar os jovens para o mercado de trabalho", afirma. O Secretário também ressaltou a importância dos programas de valorização profissional. "Projetos como este proporcionam ao estudante um estímulo, mantendo-o no ensino regular e criando um vínculo com o mundo de trabalho, através da valorização da capacitação", finalizou.

Equipe de Apoio e Coordenação

Edna Pinheiro de Sousa Rola – Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social

Dr. Geraldo Gomes de Azevedo filho – Secretário de Educação

Neide – Coordenadora do Programa Senac Gratuidade em Itapipoca

Agemiro da Silva Coutinho Filho – Assessor Técnico

Francisco das Chagas Farias – Coordenador Projovem Trabalhador

João Edijúnior Rodrigues de Ávila – Assistente Técnico


Reportagem e fotos: Eldem Martins




Nenhum comentário:

Postar um comentário